Parceiros

















As parcerias com outras instituições contribuem para a integração da Universidade com outros centros de saúde, cultura, educação e arte. Isso fortalece a interdisciplinaridade e o aprendizado de alunos, bolsistas e voluntários.  Agradecemos aos nosso parceiros a confiança e o caminho compartilhado.
 

    Museu de imagens do Inconsciente
O Museu de Imagens do Inconsciente foi fundado em 1952 pela Dra. Nise da Silveira, introdutora da Psicologia analítica de Jung no Brasil.
"O método de trabalho no Museu consiste principalmente no estudo de séries de imagens. Isoladas, parecem sempre indecifráveis.Com surpresa, verifica-se que nos permitem acompanhar o desdobramento de processos intrapsíquicos. Não raro verifica-se que essas séries contêm significações paralelas a temas míticos. Essas pesquisas de paralelos históricos têm importância tanto teórica quanto prática. A tarefa do terapeuta será estabelecer conexões entre as imagens que emergem do inconsciente e a situação emocional que está sendo vivida pelo indivíduo."

LIA - Laboratório de Investigação Audiovisual Univ. Federal Fluminense – UFF

Criado em 1994 como um grupo de pesquisa formado pelos professores Antonio Carlos (Tunico) Amancio e Mauro Duque Estrada Moderno, do Departamento de Cinema e pelas professoras Christina Emmerick, da Comunicação Social e Rosa Inês Cordeiro, da Ciência da Informação da UFF.
O LIA, representando a UFF,  é o único membro latinoamericano da Universidade Internacional de Multimidia - UIM, criada em 2005 e sediada em Abitibi-Temiscamingue, no Quebéc, que agrupa instituições de ensino de varios países ( Canadá, França, China, Burkina Faso,  Madagascar e Tunísia), voltadas para o intercâmbio de pessoas e programas e compartilhamento de tecnologias, eventos e projetos. 


Clínica Pomar de Arteterapia

Em 1982 cinco estudantes de criatividade resolveram abrir um espaço para cultivar possibilidades, potencialidades, auto conhecimento e transformações positivas a partir do fazer artístico. Deram ao espaço o nome de pomar, por acreditarem nos benefícios de semeaduras adequadas, cultivos dedicados e colheitas merecidas.
“O exercício da criatividade cotidiana constrói o conceito de “viver com arte” cujo propósito do dia a dia é nutrir e fortalecer a própria expressividade. Os benefícios desta prática são traduzidos em melhor qualidade de vida, redução do estresse, pois arte e saúde realimentam-se na construção de uma vida mais plena e integrada.”


Centro Infantil Boldrini

Fundado pelo Clube da Lady de Campinas em 1978, o Centro Infantil Boldrini tornou-se muito mais que um hospital. Além da missão principal do diagnóstico e tratamento dos pacientes, assumiu um importante papel em programas de educação e capacitação de médicos e outros profissionais de saúde. Reconhecido nacional e internacionalmente como Hospital de Ensino, o Boldrini se aperfeiçoa continuamente por meio da arte de ensinar. Sua missão é cuidar de crianças, adolescentes e adultos jovens portadores de doenças sanguíneas ou de câncer, através de atendimento médico e multiprofissional, independentemente do nível socioeconômico, raça ou credo, bem como, desenvolver atividades de ensino e pesquisa.