Ações

Ações em atividade do TECI-HUAP

O Programa inclui várias ações, cujo eixo principal é o Curso de Extensão Cuidar de si com Arte.


•  Curso de Extensão Cuidar de si com Arte
Anualmente, de março a dezembro de 2011, admite 32 profissionais do HUAP e de outras instituições públicas e filantrópicas, das áreas de medicina, enfermagem, nutrição, serviço social, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, educação e administração em saúde. Inclui aulas teórico-vivenciais, uma tarde por semana, e práticas mensais nas ações Infusão de vida e Tempo de Espera.


• Infusão de Vida 
Trabalho de campo do curso Cuidar de Si com Arte no Núcleo de Atenção Oncológica – NAO do HUAP

Tempo de espera
Trabalho de campo do curso Cuidar de Si com Arte com pacientes e familiares na sala espera do Núcleo de Atenção Oncológica – NAO do HUAP

• Hora da VisitaTrabalho de campo na enfermaria de Hematologia do HUAP

• TECI-HUAP de portas abertas
Multiprofissional e interinstitucional. Painéis para troca de experiências entre profissionais de diversas áreas e serviços, tendo como foco a humanização e a cidadania.


Comunicando o cuidado 
Parcerias com o IACS – Instituto de Arte e Comunicação Social

LIA- Laboratório de Investigação Audiovisual

• Eventos
II Encontro Nacional de Terapia Expressiva - Imaginação e imaginário da doença e da cura - 2012
II Encontro Nacional de Terapia Expressiva- Liames entre Arte e Terapia - 2011

I Simpósio de Terapia Expressiva como veículo de Cuidado Integral no HUAP - 2010




O HUAP vai dançar



A história das danças circulares é carregada de significados e riqueza cultural. Não se sabe ao certo quando o homem começou a praticá-las, mas suas origens remontam à pré-história, tendo a mesma sido transmitida até os dias de hoje. Consideradas por muitos como um rito sagrado, uma prática pedagógica, terapêutica ou uma forma de meditação em movimento, as danças circulares proporcionam a quem as pratica diversos benefícios, tais como: a possibilidade de trabalhar a noção de coletividade e o tão buscado equilíbrio entre o individual e o coletivo, além de estimular as atitudes cooperativas, o respeito às diferenças e constituir uma forma de exercício físico.
Essa modalidade de dança tem sido amplamente utilizada, seja em dinâmicas de grupo e atividades de integração em empresas dos mais variados ramos de atuação ou em atividades terapêuticas, como é o caso da aplicação da mesma no projeto Terapia Expressiva.


No projeto “O HUAP vai dançar!”, realizam-se sessões de Dança Circular semanais no saguão de entrada do HUAP, abertas aos passantes, pacientes, familiares e profissionais de saúde, chegando ou saindo de seu turno de trabalho.

Sessões de Dança Circular semanais no saguão de entrada do HUAP, abertas aos passantes, pacientes, familiares e profissionais de saúde, chegando ou saindo de seu turno de trabalho.



Pra todo mundo se ver 



Outra ação do programa é a “Prá todo mundo se ver”, que captou, por fotografias e vídeos, documentos de todas as ações do programa, fazendo pensar sobre a importância dos recursos visuais na aquisição de dados para as pesquisas sociais e realizações efetivas de transformação social.
Isso proporciona a  divulgação e publicação documental do Projeto em vídeos e imagens com a participação de estagiários ou bolsistas da Faculdade de Cinema da UFF, gerando trabalhos científicos e eventos nesta Universidade e em conexão com outros espaços afins, criando possibilidades de intercâmbio a nível nacional e internacional.

  • Fotos: Documentam todas as  imagens produzidas pelos pacientes e funcionários do Núcleo de Atenção Oncológica nas ações terapêuticas, aulas e eventos com objetivos diversos:
  • Geração de material de pesquisa;
  • Divulgação e publicação, e expansão do Programa;
  • Empoderamento: pacientes e funcionários demonstram clara satisfação ao terem suas obras registradas e serem fotografados e filmados.
  • Documentação áudio-visual: Documentário de duração de 17 minutos elaborado pela equipe, que é um veículo de estudo externo e interno, de divulgação e estímulo aos participantes do Programa, pacientes e equipe multiprofissional do Núcleo de atenção Oncológica - Youtube;
  • Exposições de fotos e obras:  realizadas pelos alunos, equipe do Programa e pacientes.